30 de janeiro de 2011

Twitter FAIL?

O twitter foi criado para que as pessoas pudessem ter voz. Poder influenciar multidões é uma grande força e desejo de muitos. Em busca disso, algumas pessoas conseguem verdadeiros exércitos online e, com apenas alguns caracteres, movimentam suas tropas... Na teoria.

Estava pensando a respeito quando me deparei com a seguinte questão: os seguidores de alguém, em sua maioria, ao menos lêem os comandos destes generais? Quantas vezes ao menos recebemos "replies" no que tweetamos? Sinceramente, não sei. O que posso dizer é que o twitter está servindo mais para massagear o ego das pessoas que o possuem do que propriamente para dar força a voz (hashtags em sua maioria prova o que estou dizendo). Vide orkut e facebook que se tornaram álbuns de figurinha: quanto mais melhor, ainda mais se for brilhante.

Perfis com milhares (ou até milhões) de seguidores com tweets sem o menor conteúdo. Transmitir informação melhorando a comunicação nestes meios tornou-se banal. Isto porque humanos têm a péssima mania de sempre arrumar um jeito diferente de utilizar as coisas. Talvez isto seja cultural ou até mesmo por extinto, o que colaborou para a nossa evolução. Porém, acredito que devemos pensar melhor a maneira com a qual reaproveitamos tais coisas para não ocorrer o que estamos vendo agora: falta de conteúdo de pessoas que tem muito mais a oferecer do que o fazem.

Melhorar a auto-estima é muito mais agradável (e fácil) do que oferecer informação de qualidade expondo sua opinião correndo o risco de ser criticado, derrubando assim os preciosos números de suas contas. Talvez também seja preguiça de pensar (ou não).

Concorda comigo, caro leitor? (se é que existe algum)

Nenhum comentário:

Postar um comentário